No dia 30 de junho de 2021, um avião Embraer 145, operado pela companhia aérea Força Aérea Brasileira (FAB), sofreu um acidente durante um voo de treinamento, próximo à região de São José dos Campos, em São Paulo. O Embraer 145 é uma aeronave regional, que pode transportar até 50 passageiros, além da tripulação. Embora o voo não estivesse transportando passageiros, o acidente deixou um saldo trágico, com a morte dos dois pilotos a bordo.

O avião partiu do aeroporto de São Paulo e estava realizando um voo de treinamento, quando, por motivos ainda desconhecidos, o controle de tráfego aéreo perdeu o contato com a aeronave. Uma forte explosão foi registrada na região, o que indicava que o avião havia se desintegrado e caído do céu. As equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pela aeronave.

As equipes de resgate localizaram os destroços do Embraer 145 em um matagal próximo à Serra do Bananal, na região de São José dos Campos. Logo após a identificação do local do acidente, as equipes de resgate encontraram os corpos dos dois pilotos. Segundo informações iniciais, as vítimas eram experientes e estavam realizando o treinamento para exercerem novas funções na FAB.

As investigações sobre as causas do acidente já estão em andamento, e são conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A FAB emitiu uma nota, onde lamentou profundamente a perda de seus pilotos e reafirmou o seu compromisso com a segurança de seus voos e com a busca pelas causas do acidente.

O Embraer 145 é uma aeronave bem conceituada no mercado de aviação regional, devido a sua confiabilidade e segurança. No entanto, acidentes com aviões dessa categoria têm sido mais frequentes nos últimos anos, o que tem elevado a atenção das autoridades regulatórias para a segurança dessas aeronaves.

Esse acidente aconteceu às vésperas do feriado de 7 de setembro, e trouxe luto para muitas famílias. Além disso, reabre-se o debate sobre a segurança dos voos, principalmente em relação a aeronaves de menor porte. É preciso que as causas desse e de outros acidentes sejam minuciosamente investigadas, para que sejam evitados novos pontos de vulnerabilidade nos processos de segurança aérea.

Em tempos de pandemia, preocupações com medidas sanitárias foram adicionadas aos procedimentos de segurança. Ainda assim, os acidentes aeronáuticos como esse acontecem, deixando um vazio em todos que perderam seus entes queridos. Que a investigação sobre esse acidente esclareça as causas e contribua para a perfeita segurança em futuros voos nas nossas aeronaves.